10/07/2018 - Como melhorar as vendas por meio do aumento do Ticket Médio?

De acordo com um dos principais consultores de marketing da atualidade, o norte-americano Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Com base nesta afirmação, aumentar o ticket médio pode ser uma boa estratégia.

Mas, afinal, o que é Ticket Médio? Esta métrica de vendas representa o total de faturamento divido pelo número de clientes que geraram este faturamento, em um determinado período. Ex.: R$50.000,00 de Faturamento / 500 clientes = R$100,00 de Ticket Médio, ou seja, cada cliente gasta em média R$100,00 em compras.

A partir do momento que você descobre o quanto cada cliente gasta em média em sua empresa, é possível criar estratégias que visem aumentar valor do ticket médio e, consequentemente, crescer o faturamento do seu negócio. No exemplo acima um aumento de apenas R$5,00 no ticket médio aumentaria o faturamento em R$2.500,00 (5% de aumento do faturamento atual).

Agora, antes falar de estratégias para lhe ajudar a aumentar as vendas com o aumento do ticket médio, é importante ressaltar que esta métrica em questão deve ser implantada e acompanhada, no intuito de observar seu desempenho frente as estratégias utilizadas para corrigir quando necessário e explorar ainda mais aquelas que deram certo.

Veja agora 10 Super Dicas para Aumentar o Ticket Médio que podem lhe ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio.

1. Cadastre seus clientes, anote preferências e características, mantenha contato e mime quando for estratégica esta ação, por fim, envie conteúdo e promoções de acordo com o perfil de cada cliente por meio de Facebook, Instagram, Whatsapp ou e-mail.

2. Tenha programas de fidelidade que a medida que quanto mais o cliente gasta, mais benefícios ele ganha, exemplos desta prática são as lojas de açaí que após o consumidor comprar 10 ele ganha 1, além do Pão de Açúcar que oferece troca de prêmios após você acumular certa quantidade de selos vinculados ao valor gasto em cada compra.

3. Ofereça diferentes versões do mesmo produto/serviço, porém a diferença de preço de cada versão deve sempre deixar claro que vale mais a pena comprar a mais cara, seja pelo preço em si ou pela agregação de valor, exemplo disto é a área VIP de shows.

4. Permita que seu cliente personalize o produto/serviço que irá comprar. Exemplo: as lojas Havaianas aumentaram seu ticket médio ao oferecer aos seus clientes a possibilidade de personalizar o produto que está comprando, com a aplicação de piercing e até cristais Swarovski.

5. Ofereça produtos/serviços complementares ao que o cliente está comprando, se você vende sapatos ofereça meia ou limpa calçados a seco, se for comida congelada ofereça molhos e/ou temperos, caso venda maquiagem complemente com pinceis e outros acessórios.

6. Incentive seu cliente levar mais por menos, ofereça desconto progressivo à medida que o cliente compre mais do mesmo produto/serviço, o velho conhecido “pague 2 e leve 3” por exemplo ou venda produtos em embalagens maiores (ex. tamanho família).

7. Monte combos e pacotes de produtos/serviços de modo que o preço unitário seja menor do que se cada produto/serviço fosse vendido separadamente, é o que as redes de fast food e agências de viagem fazem com excelência.

8. Disponibilize frete grátis acima de determinado valor, este benefício atrai a atenção do público, ao condicionar essa vantagem a um valor mínimo de compras, os clientes preferem gastar na adição de um produto/serviço do que pagar pelo frete.

9. Não deixe seu cliente confiar na própria memória, organize sua loja de forma que facilite lembrá-lo do conjunto de soluções que ele precisa, por exemplo, se você tem uma loja de material de construção deixe os rolos e pinceis de pintura próximas às latas de tinta.

10. Ofereça um mix de produtos adequado aos diferentes perfis de clientes que você atende, isto ajudará seu cliente a comprar tudo em um único local, a expansão de minimercados em centros expandidos (grandes bairros) foca nesta estratégia.

As estratégias acima podem lhe ajudar muito a vender mais, porém, não se esqueça, treinar sua equipe de vendas sobre elas, além de ficar atento a qualidade no atendimento ao cliente continua a ser algo de extrema relevância na venda, seja para novos ou atuais clientes, então, leia o artigo no link abaixo.

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/10-dicas-para-atender-bem-e-conquistar-mais-clientes/111010/